Menu

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O devoto favorito


Narada Muni era bem conhecido por sua devoção ao Senhor Vishnu. Ele sempre costumava entoar "Narayana" (Narayana é um dos nomes do Senhor Vishnu ou Krishna). Ele pensava que era o maior devoto do Senhor Vishnu. Certa vez ele foi para Vaikuntha, a morada do Senhor Vishnu. Durante a conversa, o sábio Narada intencionalmente perguntou: — "Ó Senhor! Você tem tantos devotos. Estou curioso para saber quem é o seu favorito." Narada estava esperando que o Senhor Vishnu o honrasse como seu devoto favorito. Para seu choque, Vishnu apontou para um pobre fazendeiro na terra e disse: — "Aquele pobre fazendeiro é o meu devoto favorito."

Com a mente cheia de curiosidade, Narada foi até a cabana do fazendeiro. O fazendeiro era muito pobre e humilde. Ele acordava de manhã cedo e antes de se levantar da cama dizia: "Ó Narayana". Então o dia todo ele trabalhava duro em seu campo com os outros membros da família. Ele costumava voltar tarde da noite. Antes de ir para a cama, ele novamente dizia: "Ó Narayana". Narada ficou surpreso ao saber que o fazendeiro entoava o nome de "Narayana" apenas duas vezes por dia. Narada pensou consigo mesmo: "Eu entoo o nome do meu Senhor Narayana o dia todo, mas Ele ainda ama este pobre fazendeiro que entoa o Seu nome apenas duas vezes por dia."

Narada voltou para Vishnu e perguntou: — "Ó Senhor! Eu visitei o fazendeiro e estou surpreso em saber que ele é seu devoto favorito. Você sabe que ele entoa seu nome apenas duas vezes em um dia?". O Senhor Vishnu sorriu para ele e entregou um pote completamente cheio de óleo. Vishnu disse: — "Narada! Tome este pote e Me veja à noite. Lembre-se de que você deve sempre levar este pote com você e nem uma única gota de óleo deve derramar dele."

Narada fez como o Senhor instruiu. Durante todo o dia, ele estava carregando o pote cheio de óleo com ele, tomando cuidado para não derramar uma única gota. Ele retornou a Vaikuntha à noite, pensando em todo o acontecimento. Quando ele chegou, o Senhor o recebeu dizendo: — "Eu estava esperando por você". O Senhor Vishnu olhou para o pote de óleo e disse: — "Bom! Parece que você não desperdiçou uma única gota". Dando uma pausa, o Senhor continuou: — "Agora Me diga honestamente quantas vezes você pronunciou o Meu nome?"

Narada disse: — "Ó Senhor! Você me deu um pote cheio de óleo e me advertiu a não derramar uma única gota. Minha atenção total estava no pote. Como podia entoar Seu nome quando estava ocupado cuidando do pote de óleo."

Vishnu disse sorrindo: — "Você Me esqueceu quando estava ocupado em uma tarefa mundana. No entanto, o pobre fazendeiro lembra-se de Mim pelo menos duas vezes por dia. Ele continua tão ocupado ganhando seu pão e manteiga, mas ainda entoa o Meu nome duas vezes sem falhar. Agora você decide quem é o melhor devoto". Então Narada entendeu o seu erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário