Menu

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Guru-Discípulo = Professor-Aluno


Explicando o sistema Guru-Discípulo: esse sistema é igual ao sistema escolar Professor-Aluno. Existem professores de educação infantil, fundamental, médio e superior para um aluno. Igualmente existem gurus de educação infantil, fundamental, médio e superior para um discípulo. Esses professores são os "siksha-gurus". E o "diksha-guru" é o professor que te inicia no sistema escolar com um diploma de formatura. Por fim, obviamente em sua vida escolar haverá um professor que se destacará em sua vida, da mesma forma haverá um guru, tanto faz se siksha ou diksha, que se destacará em sua vida espiritual.

E sobre a FÉ do discípulo no guru?

A fé do discípulo no guru não é importante... Por exemplo: os discípulos de OSHO tinham fé nele, mas o OSHO continuou a enganar os discípulos, e os discípulos não chegaram a lugar nenhum pois só aprenderam enganações... Importante é o discípulo entender esse sistema de ensino Guru-Discípulo, assim como um aluno entende o sistema de ensino Professor-Aluno. Portanto quando o discípulo entende isso, automaticamente ele tem FÉ.

No sistema cristão isso é perfeitamente visível para um ocidental: existem vários siksha-gurus (pastores e/ou Jesus Cristo) que orientam o fiel. Após as devidas orientações ao fiel um diksha-guru (um pastor) batiza o fiel. Por fim o guru do fiel, Jesus Cristo (siksha-guru), outorga a salvação.

Existem dois tipos de associação: vani e vapuh. Vani significam as palavras (vídeo, áudio ou escrita) e vapuh significa a presença física (in loco).

Jesus Cristo, via de regra, orienta os fiéis através de suas palavras deixadas na Bíblia (vani).

"Paramananda: Estamos sempre sentindo sua presença muito fortemente, Srila Prabhupada, simplesmente por seus ensinamentos e suas instruções. Estamos sempre meditando em suas instruções.

Srila Prabhupada: Obrigado. Essa é a presença real. A presença física não é importante." (Conversa na sala, Vrndavana, 6/10/77)

"Mas lembre-se sempre de que estou sempre com você. Como você está sempre pensando em mim, estou sempre pensando em você também. Embora fisicamente não estamos juntos, não estamos separados espiritualmente. Portanto, devemos nos preocupar apenas com essa conexão espiritual." (Carta para Gaurasundara, 13/11/69)

Nenhum comentário:

Postar um comentário