Menu

sexta-feira, 12 de abril de 2024

O que são os Jesus Freaks? (de uma perspectiva imparcial)


ORIGEM DA EXPRESSÃO "JESUS FREAKS"

São Francisco, Califórnia, naquela época era o epicentro da revolução cultural, o que hoje chamamos de "Movimento Hippie". De repente, em 1967, havia mais de 100 mil jovens nesta pequena vizinhança, o bairro de Haight-Ashbury, que tornou-se o marco zero. 

Era o Verão do Amor, o início de tudo. O Movimento Hippie tinha o intuito de ser um lindo ajuntamento de pessoas que estavam em busca de vida simples, de paz e amor consigo mesmas, com outras pessoas e com o planeta em geral. Contudo o Movimento Hippie,  sem uma sólida base filosófica e espiritual, acabou se tornando um lugar onde as drogas e excessos tomaram conta.

Foi nesse cenário que apareceu um jovem chamado Kent Philpott, que se sentiu chamado por Deus para pregar o evangelho de Jesus Cristo nessa cidade. Em abril de 1967, ele encontrou outro jovem, David Hoyt, um devoto do "Movimento Hare Krishna".

Após um diálogo aberto e sem preconceitos de ambas as partes, David foi convencido por Kent a partir com ele para ajudá-lo a pregar. Pouco depois, Kent e David criaram o primeiro trabalho missionário no distrito de Haight–Ashbury e, assim, alcançaram centenas de jovens que todos os dias iam ali procurando por respostas. Desse trabalho evangelístico surgiu o avivamento que ficou conhecido como "Movimento para Jesus" (Jesus Movement / Jesus People / Jesus Revolution).

Juntamente com alguns outros, David Hoyt e Kent Philpott foram os primeiros revolucionários da fé a serem chamados de "Jesus Freaks". Essa expressão foi primeiramente dita como uma referência a esses hippies que se convertiam a Cristo.

Começando ali mesmo na Califórnia e estendendo-se a vários outros pontos dos Estados Unidos e até do exterior, milhares de jovens abandonaram as drogas e excessos e decidiram seguir a Jesus.

A grande característica desse avivamento foi o modo como essas pessoas decidiram viver para Cristo – um cristianismo radical como poucas vezes visto na história. Isso porque os mesmos jovens que haviam se entregado por completo a toda forma de rebeldia agora viviam o cristianismo sem reservas. As pessoas passaram, então, a chamar esses cristãos radicais de "Jesus Freaks", um termo pejorativo.

Portanto, "Jesus Freak" foi o "palavrão" criado para insultar todo ardente seguidor de Jesus e significa "doidos de Jesus" ou "loucos por Jesus".

No início, esses cristãos se ressentiam de serem chamados de "Jesus Freaks". Entretanto, com o passar dos anos, principalmente desde 1970, a Igreja deixou de se importar com isso e adotou com alegria esse "xingamento", pois, na verdade, ele expressa a verdade daquilo que somos: loucos de amor por Jesus. Desde então, Jesus Freak tornou-se sinônimo de alguém extremamente fiel a Jesus e que lhe obedece custe o que custar, ainda que o preço seja a própria vida.

Para entender o segredo desses Jesus Freaks, é preciso dar-se conta de que suas histórias são muito mais do que um relato de tormento e sofrimento de um grupo de pessoas dignas de piedade, tampouco são "supercristãos". Eles são como você e eu, e, apesar de terem vivido situações extraordinárias, sempre tomaram a decisão certa: nunca negaram Jesus. Agostinho disse certa vez: "A causa, e não o sofrimento, é que faz um verdadeiro mártir".

O pastor E.V. Hill contou certa vez a história de uma mulher que o procurou e disse: "Pastor Hill, ore por mim. O diabo tem me perseguido furiosamente". Ele respondeu: "Não! O diabo não a tem perseguido. Você ainda não fez o suficiente para que ele se importe em persegui-la".

Portanto, o objetivo de cada cristão desta Terra deve ser o de viver uma vida digna do reino de Cristo a ponto de chamar a atenção do céu, pois, assim, despertará não só a atenção, mas também a perseguição do inferno.

PS: “Jesus Freaks” é uma expressão em inglês, que significa “Doidões por Jesus”. Os Jesus Freaks, nos anos 70, eram cristãos fervorosos que adotaram um modo de vida simples e comunitário, em contraste com as austeridades do cristianismo tradicional. Tinham estilo mais informal e descontraído, tanto na aparência como na forma de cultuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário