Menu

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O que é Power Metal, Metal Melódico, Metal Espadinha, Metal Sinfônico, Hair Metal, Glam Metal, Metal Farofa, Heavy Metal, Thrash Metal, Death Metal, Doom Metal, Black Metal etc. ?


Angra é Power Metal, é um estilo em que as bandas prezam mais por virtuosidade, tem influências mais clássicas. Os vocalistas tendem a cantar com a voz mais "fina" e as músicas são mais voltadas pra temas sem violência ou fantasia. O André, que foi o vocalista mais famoso do Angra, montou o Shaman que fez muito sucesso com a música Fairy Tale. Stratovarius, Sonata Arctica, Kamelot são algumas bandas mais conhecidas. 
Metal melódico, Metal espadinha, Metal sinfônico são afins do Power Metal.Nightwish e Epica são Metal Sinfônico. Avantasia (do vocalista do Edguy), Apocalyptica, Trans-Siberian Orchestra, Helloween, Within Temptation.



Heavy Metal, por exemplo: Iron Maiden.


Hair Metal é o Glam Metal (Metal Glamour), Metal Farofa. Como exemplo podemos citar o Poison, Skid Row, Bon Jovi, Guns N Rose, etc. Hair Metal é derivado do Hard Rock.


Hard Rock, por exemplo: Black Sabbath (precursor do Heavy Metal e do Doom Metal), Led Zeppelin, Deep Purple (precursor do Power Metal), Nazareth, Uriah Heep.


Thrash metal é mais rápido. Muitas vezes sem vocal gutural, o maior exemplo é o Sepultura, principalmente no ínicio da carreira com o álbum Beneath the Remains. Metallica, Slayer, Megath, Testament, Kreator e etc são bem conhecidas por qualquer pessoa que goste de metal.


Death Metal sempre tem gutural e pode ser mais lento que Thrash Metal porque as vezes tem influência de Doom Metal. O maior exemplo BR é o Krisiun que é bem conhecido fora do país. A maioria das letras são sobre violência, morte, filmes de terror e etc.


Existem dois tipos de Doom Metal, o clássico que é MUITO influenciado por Black Sabbath. As músicas costumam falar de aventuras ou de psicodelia. A minha banda favorita de classic doom é Candlemass. Doom metal tem vários subgêneros, tipo Stoner Doom (mais pesado, lento e como o nome diz é só sobre dorgas). Death-Doom que é tipo um Death Metal mais lento (Paradise Lost, Autopsy). Funeral Doom é como o nome diz, fúnebre, tem teclado e o vocal pode ser gutural clássico ou mais águdo, tipo um grito de velha.


Black Metal é uma versão mais extrema dos primeiros dois estilos. A bateria é puro blast beat (acho que chamam de metranca aqui). Uma das bandas mais importantes é o Sarcófago que meio que criou o estilo de se vestir com corpse paint, apesar do som deles ser meio diferente das bandas noruêguesas que ficaram famosas pelo estilo tipo Mayhem, Emperor e Burzum. Acho que o que mais diferencia o Black Metal é a parede de som nos riffs e a qualidade de gravação é ruim na maioria das vezes porque supostamente afasta os posers. Hoje em dia, Black Metal é o estilo mais variado, existem vários sub-gêneros que foram influênciados por BM, tipo shoegaze e post-rock.


Doom Metal: Você prega a palavra do capeta.

Death Metal: Você é o capeta.

Thrash Metal: Você vai meter bala no capeta.

Black Metal: Você obedece ao capeta.


Power Metal - Épico, melódico e fantasioso.

Thrash Metal - Rápido, nervoso e agressivo.

Death Metal - Brutal, pesado e caótico.

Doom Metal - Lento, pesado e sombrio.

Folk Metal - Épico, medieval/viking e orquestrado.

Black Metal - Frio, obscuro e sombrio. Exemplo: Mayhem.




Algumas bandas brasileiras:

Angra, Shaman, Viper, André Matos = Power puro

Sepultura = mistura de Death com Thrash

Sarcófago = mistura de Death, Thrash e Black

Krisiun = Death puro

Tuatha de Danann = Folk


Megadeth não tocará com bandas satânicas, diz Mustaine

Postado em 08 de maio de 2005

Para quem não sabe, semana passada o MEGADETH cancelou dois shows que estavam agendados na Grécia e em Israel, onde tocaria com o ROTTING CHRIST e o DISSECTION, respectivamente.

Pois bem, o chefão Dave Mustaine divulgou uma nota explicando o motivo da ausência: "Não queria tocar com bandas satânicas, pois mudei minha forma de ver o mundo e minhas crenças espirituais há cerca de três anos. Me tornei cristão, sim, e acho melhor não dividir o palco com grupos que sejam satânicos. É mais ou menos como alguém que toma a decisão de permanecer sóbrio e se recusa a beber. Mas isso não significa que não possa vir a tocar com bandas assim no futuro ou que vou deixar de falar com esses caras, mas nos shows em que o MEGADETH é atração principal sou eu que escolho com quem vamos tocar. Como em festivais isto não é possível, então simplesmente não tocamos" disse Mustaine, finalizando: "Sei que muitos não entenderão minha postura, mas a coisa funciona assim: não gosto de determinadas bandas e isso não vai mudar nunca".

Leia mais em: https://whiplash.net/materias/news_923/023453-megadeth.html


A banda que criou o Power Metal também louva a Deus!

Helloween é uma influente banda de power metal alemã, fundada em 1984.

É considerada por muitos, não por menos, como a criadora do power metal, da qual influenciou bandas como Angra, Hammerfall, Edguy, Shaman, Stratovarius, Sonata Arctica, Avantasia, entre outras.

A banda possui mais de 30 anos de carreira e vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, até o momento.

Na canção “Lavdate Dominvm” a banda canta e adora a Deus de forma bem explícita, praticamente bíblica.

Observe que a letra já começa assim:

“Aleluia, homens,

Alegrai-vos no Senhor,

Que doa a vida a todos, porque nos ama!”

https://rockdoalto.wordpress.com/2019/09/05/banda-de-power-metal-alema-louvando-a-deus/


Nenhum comentário:

Postar um comentário